Geral
Valcy Alves

Valcy Alves

O mercúrio é o único metal líquido porque seu ponto de fusão é muito baixo: apenas 38 graus Celsius negativos. Ou seja, é muito difícil estar em um lugar onde o mercúrio possa ser encontrado em estado sólido - talvez apenas nos pólos ou em outros locais MUITO frios. Sua forma mais comum é o sulfeto de mercúrio (HgS), um minério avermelhado ou preto, mais conhecido como cinábrio. Continue lendo...

Esporte
Anônimo

Anônimo

Um estudo do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento (Cebrap) avaliou o impacto do uso da bicicleta no lugar de carros e ônibus. Deslocamentos mais rápidos pela cidade economizariam R$ 870 milhões. Também reduziria em R$ 34 milhões nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações, por causa de diabetes ou doenças cardiovasculares.Continue lendo...

Geral
Charlon Sousa

Charlon Sousa

Existia um nada composto por absolutamente tudo o que não existe.

Antes do Big Bang tudo o que conhecemos estava exatamente onde sempre esteve, só que ocupando um lugar menor do que o de hoje. O que sabemos é que o Universo como conhecemos só existe dentro daquela pequena explosão de origem, tudo impresso como uma impressão digital, nossa marca de registro.

Mas curiosos como os humanos são, a busca pelo limbo fora daquele pequeno espaço parece óbvio e altamente imaginativo, e foi isso que alguns estudiosos fizeram, formulando uma verdadeira revolução sobre a existência.

A teoria do Falso Vazio

Uma dessas teorias é conhecida como Falso Vazio. Afinal, para nós é difícil entender que existiu um ponto onde tudo aconteceu, há sempre algo antes do antes que pode ser explorado e estudado para que possamos entender como chegamos até o momento de agora.

Essa teoria tem base no modelo do Universo Inflacionário, aquele em que existia um campo fora do potencial mínimo, onde sua energia era tão pequena que o universo acabaria se expandindo bilhões de vezes seguidas e tudo em uma milésima fração de segundo. Os estudiosos acreditam que quando a energia do campo desse universo chegou à mínima, se criou o verdadeiro vazio, onde a energia de todos os bilhões de expansões se acumulou e preencheu o universo em energia e matéria como conhecemos atualmente.

Por isso, essa teoria mostra que ao se expandir tanto, com um campo originário, formaram-se o que chamamos de bolhas que por sua vez também aumentou de tamanho. Cada uma dessas bolhas dava lugar a um universo diferente, o que revela que o que vivemos nada mais é do que uma pequena bolha, isso mesmo, exatamente como uma redoma.

Geral
Anônimo

Anônimo

De frio ou de calor, iríamos todos morrer.


Uma das maneiras aceitáveis para que um planeta saia de sua órbita é sofrendo uma forte – e forte mesmo – colisão de algum outro objeto.

Como a Terra tem uma massa enorme, para que o objeto fosse capaz de tirá-la do caminho ele precisaria ter, no mínimo, o tamanho de Vênus.

E, neste caso, a Terra seria totalmente esmagada e destruída na hora, provavelmente acabando com a vida e tudo que há no nosso planetinha azul em alguns segundos.

Mas se, por alguma força do acaso, a Terra fosse capaz de resistir ao impacto, iria sofrer muito com a distância do Sol. A vida na Terra depende do calor, da luz e da energia do sol para sobreviver. Distante desta estrela tão importante, o planeta poderia congelar e perder todos os seus recursos naturais. Ou seja, se o fim não viesse no exato momento da colisão, viria mais tarde de qualquer forma em um inverno sem fim.

Outra forma da Terra se libertar de sua órbita e sair passeando pelo universo seria se o Sol de repente perdesse sua massa de forma muito abrupta, transformando-se em uma nova solar, diferente de uma supernova. Isso é muito improvável, mas digamos que isso aconteça. A Terra não iria conseguir aguentar por muito tempo também porque os raios solares iriam superaquecer os oceanos, queimar tudo que estivesse pela frente e acabar com tudo em alguns segundos.

Em um cenário ainda mais impossível, imagine que o Sol perdeu massa tão rápido que não teve tempo de liberar seus raios superquentes e a Terra conseguiu escapar da órbita antes de ser torrada. A vida até poderia aguentar por um tempo, mas iria ter o mesmo triste fim gelado que falamos antes.

Tudo é muito assustador, mas a probabilidade de isso acontecer é praticamente nula. Eu disse: "praticamente".

--

Você tem mais alguma dúvida? Faça sua pergunta clicando AQUI
Você também pode votar em nossa lista de perguntas não respondidas clicando AQUI

Geral
Anônimo

Anônimo

Um olhinho pra lá, outro pra cá. As pessoas que nascem ou desenvolvem o estrabismo possuem uma visão distorcida e duplicada.

Além de um problema estético e até social, o estrabismo traz muitas dificuldades de enxergar. A visão dupla acontece porque, para termos uma visão perfeita, com proporções e profundidades naturais, nossos olhos precisam estar alinhados entre si. O cérebro reconhece as imagens captadas pelas lentes oculares e une o que cada um dos olhos está vendo em uma coisa só.

Continue lendo...

Geral
Anônimo

Anônimo

Atualmente no Brasil existem 13 cidades que oferecem o serviço de transporte coletivo de forma gratuita. Cada uma delas funciona de uma forma diferente. Algumas possuem somente algumas linhas liberadas, enquanto em outras é tudo “free” mesmo. É isso mesmo. A gente aí sofrendo para pagar o busão nosso de cada dia enquanto uns podem andar de graça?

Qual é o segredo? Continue lendo...