Geral
Anônimo

Anônimo

Do latim (seu lindo). O legal da etimologia é que ela geralmente nos supreende: ou por nos mostrar que, ou a palavra deriva de outras óbvias ou que vem de umas que nunca adivinharíamos, seguindo uma linha wft.

Comecemos pelo próprio termo "geometria":  geo (terra) e metria (medida). Ou seja: medida da terra. #obvio. E, para entender melhor a origem da maioria das formas, é bom saber a origem da palavra ângulo: angulum (esquina, canto, dobra). #wtf. 

Retângulo: rectus (reto) + angulum. Ou seja: ângulos retos. #óbvio.

Quadrado: vem de  quadrare (tornar simétrico) e quattuor (quatro), pois o quadrado nada mais é do que um retângulo com os quatro lados simétricos. #wtf.

Triângulo: tri (que indica três/terceira) + angulum. Precisa mesmo explicar? #óbvio.

Círculo: (essa é boa) de circulus, diminutivo de circus, (circo). Para assitir as apresentações, os cidadãos circulavam o palco, formando uma roda, dando nome à forma geométrica. #wtf.

E uns que não derivaram do latim pois, mesmo ele sendo lindo, ele não é o único:

Losango: ("losângulo" não existe, aliás) não se tem tanta certeza, mas provavelmente deriva do gaulês lausa, (pedra achatada). #wtf.

Polígono: do grego polys (vários) + gonia (ângulo). meio #óbvio meio #wtf.

Se divertir com esse tipo de informação gera um sentimento extremamente nerd, mas se vc chegou até aqui, conforme-se: vc é um pouco nerd.
Se vc encontrar o "MUITOinteressante" de óculos, não conte a ninguém, apenas responda: Vc prefere a toalha da direita ou a da esquerda? (só quem encontrar saberá)
--
Como surgiu o termo "NERD"?
RESPOSTA


Comentários (
0
)