Interessantech
João Pedro Recio Silva

João Pedro Recio Silva

Por causa do sangue nos olhos.

Logo que foram lançadas as primeiras câmeras fotográficas coloridas com flash, os casos de olhos vermelhos começaram a se popularizar. Com isso, espalhou-se por aí que quem saía assim nas fotos, estava possuído por um espírito maligno ou que tinha pacto com o tinhoso. Há até casos de pessoas que procuraram rituais de exorcismo e outras técnicas espirituais para tirar o diabo do corpo. Mas logo veio a ciência (esta linda) e desmentiu tudo com uma informação esclarecedora: literalmente!

A claridade do flash revela o óbvio: todos nós temos sangue nos olhos. O olho funciona como uma espécie de câmara escura com um buraco interno - a pupila - que aumenta no escuro e diminui com a iluminação intensa. Quando recebemos um flash, a pupila não estava preparada pra isso e diminui rapidamente, de forma que o sangue dos nossos olhos aparece por um pequeno momento.

Pra solucionar esse problema, muitas máquinas fotografias estão vindo com flash duplo. O primeiro flash serve pra nossa pupila diminuir rapidamente e se acostumar com a luz e segundo é para a fotografia em si, sem sem mostrar o sangue nos olhos.

*Atualizado em 06/02/2014 com a colaboração do leitor Diogo Simões

Comentários (
0
)