Geral
Anônimo

Anônimo

As quatro fases da Lua afetam as marés. No entanto, a Lua não faz isso sozinha: as marés também sofrem influência do Sol, mesmo este estando quase 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua. Mas o efeito de cada um depende da intensidade da força de atração do Sol e da Lua sobre a Terra.

Como esse fenômeno funciona? A Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, por causa da gravidade. A Lua também atrai a Terra, mas com uma força bem menor. Esse “puxão” lunar afeta os oceanos por conta da fluidez dos oceanos, fazendo movimentar a água. No entanto, as marés tem comportamentos diferentes dependendo da posição do Sol e da Lua.

Quanto mais alinhados estiverem Sol, Lua e Terra, (em conjunção, como dizem os astrônomos) maior será o efeito sobre os oceanos, provocando elevação das marés na Lua Nova. Já na Lua Minguante, a influência do Sol e da Lua nas marés diminui - é quando as marés se 'equilibram'. Na Lua Cheia, há novo alinhamento entre Sol, Lua e Terra, provocando alta das marés.

Por fim, na Lua Crescente, a Lua e o Sol formam um ângulo de 90º e é quando a gravitação lunar se opõe à solar - elas só não se anulam porque a Lua, mais perto da Terra, exerce maior poder de atração. As diferenças de nível entre as marés alta e baixa, portanto, são muito menores nessa fase.

Fonte

Tags: , , .

Comentários (
0
)