Resposta

Só se a sua TV for de Plasma. Televisores com essa tecnologia têm um problema chamado burn-in, onde imagens estáticas exibidas de forma contínua durante muito tempo, fazem o fósforo presente na composição da tela, tomar formas permanentes e deixar sombras ou "fantasmas" na imagem.

Exemplo de burn-in:
http://bit.ly/1dVzCRj
Isso pode acontecer quando vc passa horas jogando um game que tem alguma imagem constante, ou quando a tv fica ligada muito tempo em um canal que exibe seu logo no canto da tela, de forma ininterrupta. Nas telas de Plasma mais modernas, este problema é quase imperceptível. De qualquer forma, neste caso a culpa não é do videogame, é da tecnologia da TV.

"Mas interessante, essa história de que o videogame estraga a tv existe antes da TV de Plasma!" É verdade. Talvez isso tenha surgido da lógica de que tudo que é muito usado, um dia estraga. Com o crescimento da industria de games, as televisões passaram a funcionar por muito mais tempo e acabavam estragando mais rapidamente. Há duas outras possibilidades de origem desse mito: 1) A sua mãe queria assistir a novela dela e disse isso pra vc ir pro quarto chorar; 2) Alguma criança espertalhona inventou isso para convencer os pais a comprar uma TV só pra elas. Mas tirando o burn-in das telas de plasma, o videogame não prejudica em nada o funcionamento da TV. Pode jogar sem culpa.

RESUMINDO: A TV só quebra se vc jogar o controle do videogame nela.

Comentários