Geral
Anônimo

Anônimo

Um olhinho pra lá, outro pra cá. As pessoas que nascem ou desenvolvem o estrabismo possuem uma visão distorcida e duplicada.

Além de um problema estético e até social, o estrabismo traz muitas dificuldades de enxergar. A visão dupla acontece porque, para termos uma visão perfeita, com proporções e profundidades naturais, nossos olhos precisam estar alinhados entre si. O cérebro reconhece as imagens captadas pelas lentes oculares e une o que cada um dos olhos está vendo em uma coisa só.

Quem tem estrabismo vê tudo duplicado porque o cérebro tem dificuldade de unir o que os dois olhos estão enxergando separadamente, já que cada um está alinhado de forma diferente. Com isso, com o passar do tempo, o cérebro passa a ignorar o que um dos olhos está vendo.

Por isso o estrabismo precisa ser tratado rapidamente. Se a pessoa não começar a utilizar óculos para corrigir o problema o mais breve possível, um dos olhos pode ser tão ignorado pela pessoa de forma inconsciente, que o que ele vê por este olho vai sumindo até desaparecer por completo. Esta condição é chamada pelos médicos de ambliopia.

Além disso, a pessoa que sofre de estrabismo, quando não diagnosticada e acompanhada por um oftalmologista, pode sofrer de fortes dores de cabeça e até com torcicolo, na tentativa de ter uma visão melhor.

Existem diversos tipos de estrabismo. A hipotrofia, quando os olhos ou um deles estão voltados para baixo, a exotropia, quando estão voltados para fora, a hipertropia, quando estão voltados para cima, e por último a estropia, quando os olhos são voltados para dentro, para o nariz.

Tratar o estrabismo pode ser algo simples, dependendo de cada caso. Pode ser feito com o uso de colírios, com óculos ou até com tampões, escondendo um dos olhos para que o outro fortaleça seus músculos e passe a funcionar como deveria.

Quanto antes o tratamento for feito, melhor. Por isso, às vezes, podemos ver bebês tão pequeninhos já utilizando óculos por aí. Há também a opção de se fazer uma cirurgia para correção, mas nestes casos o efeito é somente estético.

É importante lembrar que fazer bullying com o coleguinha vesgo não é nada legal.


Você tem mais alguma dúvida? Faça sua pergunta clicando AQUI
Você também pode votar em nossa lista de perguntas não respondidas clicando AQUI

Comentários (
0
)