Geral
Gabriel Ramos

Gabriel Ramos

Isso é diferente para meninos e meninas.

De acordo com o doutor Samuel de Almeida, doutor em Ciências na área de Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, meninos podem crescer até os 21 anos de idade, que é quando a puberdade acaba de fato e o rapaz se torna oficialmente um homem.

Imagem: BBC de Londres

No caso das meninas, não há uma idade padrão. Elas crescem mais intensamente até a chegada da primeira menstruação. Depois que o catchup começa a descer, elas até continuam crescendo, mas bem pouquinho: de 4 a 7 centímetros, em um período de aproximadamente 3 anos. É por isso que alguns médicos receitam remédios para atrasar a menstruação de meninas baixinhas, para que elas tenham mais tempo para crescer.


Imagem: Poppy Barley

É claro que tudo isso pode depender de pessoa para pessoa, por diversos fatores, principalmente os genéticos. A única forma de ter total certeza se você não tem mais nenhuma chance de crescer é através de um raio-X do pulso.

Este exame vai mostrar em que idade óssea você está e se é possível fazer algum tipo de tratamento hormonal para te dar alguns centímetros a mais.

E se você é baixinho e está achando ruim, saiba que há um lado bom. De acordo com um estudo realizado por professores da Universidade de Cagliari, na Itália, homens baixinhos vivem, em média, 2 anos a mais do que os varapau.

Íamos encerrar este post com aquele ditado: “nos menores frascos é que estão os melhores perfumes” mas achamos muito clichê.

Comentários (
0
)