Geral
Veja ex-professores famosos e outras curiosidades sobre o Dia do Professor

O dia dos professores é comemorado em 15 de outubro por conta de um decreto de Dom Pedro I, publicado em 1827, criando o ensino fundamental no Brasil - o dia é consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila.

Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Isso começou em uma escola de SP, o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Só havia 10 dias de férias no segundo semestre e quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e para confraternização.

O professor Salomão Becker sugeriu que isso fosse feito no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.

Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14/10/1963.

Confira 5 famosos que foram professores antes de brilhar em outras carreiras

Fernanda Montenegro
No início da carreira de atriz, Fernanda Montenegro reforçava o orçamento dando aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros.

Barack Obama
O ex-presidente dos EUA América ensinou Direito Constitucional na Universidade de Chicago. Ele foi professor de 1992 a 1996 e professor Sênior entre 1996 e 2004.

Renato Russo
O vocalista e líder da banda Legião Urbana foi professor de Inglês entre 1978 e 1981 em Brasília e era bastante requisitado na capital federal pelos pais, para que ensinasse a seus filhos

J.K. Rowling
Antes de ser globalmente conhecida por conta dos livros da série Harry Potter, a escritora inglesa deu aulas da sua língua materna em Portugal

Fátima Bernardes
Apresentadora do Jornal Nacional entre 1998 e 2011, Fátima cursou Dança junto com a faculdade de Jornalismo e por muito tempo teve sérias dúvidas entre os palcos e os estúdios. Antes da fama na TV, ela deu aulas de balé.

Fonte

Comentários (
0
)