Geral
Startups de mulheres recebem 50% menos investimento e faturam 10% mais, comprova estudo

A disparidade salarial entre homens e mulheres é um assunto bastante comentado. Mulheres ganham, em média, 28% a menos que os homens no Brasil. Mas pouco se fala sobre a diferença entre gêneros quando o assunto é financiamento de novos negócios. Um estudo realizado pela consultoria Boston Consulting Group mostra que empresas fundadas por homens recebem, em média, o dobro do investimento recebido por novas empresas fundadas por mulheres.

O levantamento analisou os dados de investimentos de 350 startups auxiliadas pela aceleradora de empresas norte-americana Mass Challenge. Dessas 350 empresas, 258 eram fundadas por homens e as outras 92 tinham pelo menos uma mulheres entre os criadores do negócio. Empresas fundadas exclusivamente por homens recebiam, em média US$ 2,1 milhões de aporte financeiro. Já as empresas onde mulheres estavam presentes recebiam apenas US$ 931 mil.

Normalmente, os maiores investimentos são feitos em empresas com maior potencial de lucro. Porém, os dados contradizem o senso comum. Empresas fundadas por mulheres ou com pelo menos uma mulher entre os fundadores, geravam faturamento 10% maior dentro de um prazo de cinco anos. Outro dado interessante: empresas criadas por mulheres geram 78 centavos para cada dólar investido, já as empresas administradas por homens geram apenas 31 centavos.

Fonte

Comentários (
0
)