Geral
Por que a camisa da Croácia é sempre xadrez?

A Croácia, sensação da Copa do Mundo de 2018, faz o jogo mais importante da sua história nesta quarta-feira (11) contra a Inglaterra, em Moscou. Quem vencer o duelo, enfrenta a França na grande final do Mundial. Nas redes sociais, muita gente questiona: por que a camisa do time liderado por Luka Modric é sempre xadrez? Há três explicações mais aceitas para o fato de, independentemente do esquema de cores, o uniforme croata ser sempre quadriculado.

A primeira delas é uma referência às duas etnias da população, apelidadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca. As cores são, portanto, uma representação dessas etnias que formaram o povo croata. Já a lenda do rei croata Drzislav conta que ele foi desafiado por Pedro II Orseolo, governante de Veneza, em uma guerra pelo controle da Dalmácia, região no sul do país balcânico.

Ambos compartilhavam a paixão pelo xadrez e quem vencesse o desafio ganharia liberdade. Drzislav venceu e decidiu eternizar o xadrez como símbolo de sua conquista. O quadriculado também pode remeter ao desenho da flor Fritillaria montana, que tem as pétalas quadriculadas e é comum naquela região da Europa. Você acha que os croatas vão vencer os ingleses e continuar desfilando sua camisa xadrez até o fim da Copa?

Fonte

Comentários (
0
)