Geral
"O que acontece se eu comer doces distribuídos no dia de São Cosme e São Damião?"

O padre José de Lima Torres, C.SS.R, afirma que se você não tiver problemas com glicose alta, está liberado para comer os doces do dia de 'Cosme e Damião'.

São Cosme e São Damião, eram irmãos gêmeos. Tornaram-se médicos muito famosos também por sua caridade. Levavam a cura do corpo e da alma, fazendo com que seus pacientes conhecessem Jesus e abandonassem os deuses romanos. Por isso foram perseguidos pelo Imperador Deocleciano que odiava os cristãos. Os gêmeos não negaram a sua fé e foram brutalmente martirizados.

No dia 27 de setembro o Candomblé e a Umbanda costumam distribuir doces para as crianças porque os dois santos são considerados orixás protetores dos gêmeos e das crianças. A Igreja católica não tem esse hábito de distribuir doces nessa data e a celebração desses dois santos pelos católicos acontece no dia 26 de setembro.

No Candomblé e na Umbanda eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

Se porventura você comer uma dessas guloseimas, não se preocupe, os doces distribuídos não portam nenhuma “força maligna”, como pregam seitas que vendem superstições e preconceitos a preços altos mundo a fora. Portanto, pode comer doces à vontade, contato que não prejudique sua saúde, cuidado com o excesso de açúcar.

Fonte