Geral
Minority Report: cientistas criam computador que prevê o futuro

Cada vez mais a ciência tenta prever o comportamento humano. Cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, desenvolveram um software que prevê o que as pessoas farão nos próximos segundos. "Queremos prever o momento e a duração de atividades minutos ou até mesmo horas antes de acontecerem", disse o pesquisador Jürgen Gall, no anúncio do estudo. Lembra muito o enredo do filme Minority Report (2002), em que as autoridades conseguem prever crimes antes que eles aconteçam.

No entanto, a ideia é ser uma espécie de autocorretor da vida real, dando indicações de quais seriam as próximas ações das pessoas. Em testes, os cientistas treinaram o software para prever o que um chef faria. Para isso, eles mostraram vários vídeos de pessoas preparando café-da-manhã e saladas. Em seguida, exibiam uma gravação de alguém fazendo outra refeição e pediam que o software desse seus palpites de quais passos a seguiria para terminar o prepara da refeição.

Foram usadas duas abordagens: na primeira, a rede neural do software antecipava quais seriam as próximas etapas do preparo; já a segunda testava várias combinações até chegar nas etapas mais prováveis. "A curto prazo, a precisão do software foi de 40%, mas foi caindo conforme o algoritmo era instigado a prever a longo prazo", disse Gall. A equipe apresentará a novidade na IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Fonte

Comentários (
0
)