Instagram

A semana mal começou e você já está cansado? Isso é normal, pois a segunda-feira é um dia bastante estressante. Mas é na terça-feira à noite, segundo estudo, que está o melhor sono da semana.

Cerca de 4.886 homens e mulheres foram estudados pela Optima-Life - empresa de monitores cardíacos - e o resultado da pesquisa apontou que o sono das noites de terça-feira são os mais revigorantes da semana, apesar de a média de duração ser uma hora e meia mais longa nas sextas-feiras e sábados que nos outros dias.

A descoberta vem de uma análise de mais de um bilhão de leituras coletadas por monitores cardíacos durante a última década.

Os especialistas dizem que uma das possíveis razões está no fato do fim de semana normalmente ser mais sonolento, algo que faz com que seja necessário compensar na terça-feira.

"No fim de semana, dorme-se mais horas, mas o álcool e outros exageros como comidas gordurosas, prejudicam o ciclo normal de sono", explica o neurologista Carlos Alejandro, que aponta outro possível motivo: "Outro motivo é que, na terça-feira, a pessoa ainda não pegou o embalo da semana, está ainda relaxada de domingo", comenta.

Segundo o responsável pela Comissão do Sono da Sociedade de Pneumologia e Tisologia do Rio de Janeiro, Gunther Kissmann o fator psicológico é muito importante: "A perceção do sono pode ser alterada em relação à realidade, já que a expectativa de dormir melhor durante o fim de semana é muito alta", sugere o médico, que discorda da pesquisa: "É difícil prever um dia da semana em que se pode descansar mais, e nos dias úteis da semana, você tende a dormir menos devido a compromissos profissionais", afirma.

Fonte

Tags: .

Comentários (
0
)