Instagram

A combinação entre placa bacteriana, dieta inadequada e higiene bucal falha resulta na cárie. O estudo feito pela Osaka University descobriu um ingrediente ativo na casca do grão de cacau que mata as bactérias da boca e impede a formação de cáries. O problema é que a casca é geralmente jogada fora pelos fabricantes de chocolate.

A pesquisa, feita primeiro em ratos, analisou dois grupos distintos; os que tomaram água com o extrato do cacau e os que a tomaram pura. Depois de três meses de uma dieta rica em açúcar, os animais que tomaram a água com extrato tinham 40% menos cárie do que o grupo da água pura. Ainda segundo o estudo, o grão do cacau possui agentes anticáries, os quais ajudam também no combate aos tártaros. Os testes com humanos são o próximo passo dos cientistas deste estudo.

A British Dental Association avisa: "Se for verdade, esta é uma boa notícia. Mas você deve lembrar que o chocolate contém açúcar. Se as pessoas quiserem comer doces e bebidas açucaradas, devem limitá-las às refeições e visitar o dentista regularmente".

Fonte

Comentários (
0
)