Instagram

Se você busca a felicidade, estar próximo à natureza pode ser o melhor caminho. Segundo estudo realizado pela Universidade de Regina, no Canadá, 5 minutos em contato com a natureza trazem mais emoções positivas.

Cientistas fizeram dois testes com 123 pessoas. No primeiro, os participantes foram divididos em dois locais: uma parte foi a um parque em frente à universidade, a outra parte ficou dentro do prédio. Todos tiveram que desapegar de seus celulares e orientados a se concentrar apenas neles mesmos enquanto permaneciam sentados.

Cada participante preencheu uma escala de emoções que incluía sensações positivas ligadas a conforto, prazer, gratidão, reverência e a sensação de ser parte maior que você mesmo.

Aqueles que estavam sentados no parque sentiram um aumento de todas as sensações positivas antes e depois do teste. Aqueles que estavam no ambiente interno da Universidade não alteraram suas sensações.

O segundo teste foi feito pelos pesquisadores para ver se mais tempo na natureza se correlacionaria com um aumento ainda maior dessas emoções. 70 participantes passaram 15 minutos, também sem celulares e sentados no parque e dentro da universidade e preencheram outra escala com emoções negativas (como estresse, depressão e ansiedade).

O fato de ficar mais tempo na natureza não se refletiu no aumento da quantidade de emoções positivas, mas o estudo revelou, também, que as emoções negativas foram reduzidas em ambos os ambientes, quando acrescidos cinco minutos de descanso.

"O contato com a natureza é benéfico para nossa saúde emocional, por isso preservar nossos espaços naturais nas cidades é um importante objetivo para a saúde pública", disse Katherine D. Arbuthnott, uma das autoras do estudo.

Fonte

Comentários (
0
)