Em 2004, o fotógrafo Tuca Vieira capturou a imagem da favela de Paraisópolis encravada no abastado bairro do Morumbi, na capital paulista. A foto, que mostrava um prédio com uma piscina por andar ao lado de barracos de alvenaria, correu o mundo virou símbolo da desigualdade.
Morumbi x Paraisópolis
Anos depois, o fotógrafo sul-africano John Miller (veja mais no Instagram de Miller) usou um drone para registrar cenas de diferentes cidades do mundo onde também há contrastes de áreas pobres e ricas. O projeto foi batizado de "Unequal Scenes" (Cenas Desiguais) e começou na África do Sul.
Detroit - EUA
Miller documentou a disparidade nas condições de vida no entorno do aeroporto da Cidade do Cabo quando chegou à cidade para estudar. Depois da África do Sul, ele clicou imagens nas maiores cidades do mundo, de Mumbai (Índia) à Cidade do México, passando por Nairóbi (Quênia).
Mumbai - Índia
"As desigualdades em nosso tecido social estão muitas vezes escondidas e difíceis de ver a partir do nível do solo. Barreiras visuais, incluindo as próprias estruturas, nos impedem de ver os incríveis contrastes que existem lado a lado em nossas cidades", diz ele.
Cidade do Cabo - África do Sul
Bloubusrand - África do Sul
Cidade do Cabo - Africa do Sul
Durban - Africa do Sul
Comentários (0 )