Geral
Falta de sono pode prejudicar movimentos do corpo, segundo pesquisa da USP

A falta de sono no dia a dia também pode causar problemas de atenção e concentração em pessoas saudáveis, no chamado “jetlag social”. O fenômeno foi comprovado em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP. Em testes, o desempenho em tarefas que exigem controle dos movimentos do corpo era melhor às segundas-feiras, após as horas de sono compensadas no final de semana.

O professor Arturo Cordero, coordenador da pesquisa, conta que a Poli estuda a modelagem do controle motor humano para a aplicação em robôs e exoesqueletos realizando tarefas de aprendizado, controle dos movimento das mãos, caminhadas e de postura”. “Esses testes são realizados com alunos de graduação. No final dos semestres letivos, porém, o desempenho dos estudantes era ruim – talvez os alunos durmam menos por causa das provas finais.

“Os estudantes utilizaram durante nove dias um actímetro, um relógio de pulso que mede a atividade física e distingue os períodos de sono, repouso, vigília e atividade e isso foi registrado em gráficos. Também foram aplicados questionários sobre hábitos diários, para complementar a avaliação sobre restrições de sono. Nas sextas e segundas-feiras foram realizados testes de controle postural.

O desempenho no controle postural era melhor na segunda-feira. “As obrigações sociais reduzem os períodos de sono, causando problemas de concentração, além de mudanças abruptas nos horários de dormir. Esse fenômeno é chamado de ‘jetlag social’. Nos finais de semana, há uma compensação das horas de sono e o desempenho nos testes melhora. Os alunos dormiam até duas horas a menos por noite nos dias úteis, dizem os pesquisadores da USP.

De acordo com o professor, a hipótese para explicar o problema é que as áreas do cérebro mais sensíveis à privação do sono são as responsáveis pela cognição e pela integração sensorial. “Essas áreas são o córtex pré-frontal, responsável pela cognição e o planejamento motor; o tálamo, que responsável pela integração sensorial, teria sua atividade diminuída”, descreve, “e o cerebelo, que faz o controle em tempo real do movimento.

Fonte

Tags: , , , .

Comentários (
0
)