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Facebook admite: rastreia até os movimentos do seu mouse

Em documento de 228 páginas enviado ao Senado dos EUA, o Facebook responde perguntas sobre o uso de dados dos usuários. Um dos aspectos mais polêmicos é o da coleta de informações. O rastreamento dos movimentos do mouse é um dos pontos mais chamativos do documento. O mouse tracking mostra como os usuários se comportam dentro da plataforma, permitindo que a empresa melhore a interface da rede social.

No computador, o Facebook controla os movimentos do cursor do mouse e se uma janela está aberta em primeiro ou segundo plano. A empresa alega que isso é usado para distinguir humanos de robôs. Já a informação colhida nos múltiplos dispositivos do usuário, como computadores, smartphones e TVs conectadas, é cruzada para “ajudar a proporcionar a mesma experiência personalizada onde quer que as pessoas usem o Facebook”.

O Facebook foi acusado de testar métodos que usavam o mouse tracking para determinar não só em quais anúncios o usuário clica como também em quais pontos da tela ele se detém, e durante quanto tempo. Informações desse tipo são relevantes pois o lugar onde o cursor se detém muitas vezes coincide com o ponto no qual focamos nossa atenção, segundo os especialistas em mouse tracking.

Além disso, o Facebook reúne informações sobre o computador: o sistema operacional utilizado, as versões de hardware e software, o nível de bateria e a capacidade de armazenamento disponível. Do mesmo modo, sabe qual navegador, os aplicativos instalados e de arquivos guardados. Além disso, sabe qual operadora você usa, o número de telefone, o endereço IP e a velocidade de conexão.

Informações sobre a localização por GPS, acesso à câmera e à galeria de fotos, são outros dos aspectos, já amplamente conhecidos, que a companhia enumera no documento. Mas ela deixa claro, diante de várias perguntas ao longo do texto, que “não usa o microfone do celular dos usuários ou qualquer outro método para extrair áudio” a fim de influenciar os anúncios que são apresentados ou para determinar o que aparece no feed de notícias do usuário.

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