Geral
Brasileiro conclui doutorado em Iron Maiden

Num momento no qual o rock, aparentemente, está em queda de popularidade, uma tese sobre Iron Maiden fez sucesso numa conferência internacional sobre o tema. Mais do que isso: o estudo foi apresentado por um professor brasileiro.

O brasileiro Lauro Meller é "doutor" em Iron Maiden e fez uma palestra concorrida sobre as letras da banda na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia. O evento reuniu diversos acadêmicos do mundo inteiro para falar sobre vários aspectos heavy metal.

Meller, paraibano de 44 anos, é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem trabalho inédito sobre a banda. O estudo analisa 18 canções que, baseadas em fatos ou personagens históricos, proporcionam uma viagem no tempo - da Pré-História à Guerra do Golfo.

"Primeiro, apresento o episódio que inspirou cada canção, como uma aula de História. Em seguida, comento como a letra retomou tal conteúdo, com maior ou menor distanciamento dos registros históricos, pois os artistas têm têm liberdade para criar em cima da realidade", contou Meller à BBC.

O professor paraibano é graduado em Letras e tem Pós-Doutorado pelo Institute of Popular Music da Universidade de Liverpool. Meller ainda mostra como melodias, arranjos, técnicas vocais, riffs de guitarra, entre outros ingredientes, potencializam a mensagem de cada canção.

Fonte

Comentários (
0
)