Geral
Autofagia celular faz você perder peso e viver mais

Um processo no qual as células "comem a si mesmas" pode fazer você emagrecer e viver mais. A descoberta rendeu o prêmio Nobel de Medicina de 2016 ao cientista japonês Yoshinori Ohsumi (foto) por levar a uma melhor compreensão de doenças como o mal de Parkinson e a demência. Agora, empresas farmacêuticas entraram numa corrida para criar medicamentos que estimulem esse processo. A autofagia pode ser induzida por jejum, exercício físico e restrição de carboidratos.

No processo, as células degradam e reciclam seus componentes, melhorando o funcionamento do organismo como um todo. Em um estudo feito com ratos, os cientistas constataram a melhora em áreas do fígado e do cérebro. "As evidências de experimentos em camundongos sugerem que esse seria o caso", disse David Rubinsztein, professor de neurogenética molecular da Universidade de Cambridge.

"Há estudos em que se tem ativado o processo usando ferramentas genéticas, medicamentos ou jejum, e nesses casos os animais tendem a viver mais tempo e a estar em melhor forma geral. O professor Rubinsztein diz que ainda mão está claro como essas ferramentas genéticas podem ser aplicadas em humanos. Descoberta nos anos 1960, a autofagia só teve sua importância reconhecida 30 anos depois, com as pesquisas de Ohsumi, nos anos 1990.

Fonte: BBC

Comentários (
0
)