Geral
A ciência comprova: seu cachorro realmente tenta falar com você

Donos de cachorros juram de pé junto que seus animais falam com eles. Alguns dizem até saber o que o seu animal está pensando. De acordo com um estudo da Universidade de Salford, eles podem estar certos. Pesquisadores recrutaram 37 donos de cachorros e pediram que filmassem o que seus animais de estimação estavam fazendo. Ao analisar mais de 1.000 filmes, eles identificaram 19 sinais que os cães dão aos humanos e o significado desses gestos.

Assim como os humanos dão instruções aos cães como "senta" e "deita", parece que os cães também usam seus gestos para pedir coisas. "Os cães são realmente hábeis em usar 'gestos referenciais', - equivalentes a gestos humanos como apontar e acenar", disse a pesquisadora Hannah Worsley, uma das autoras do estudo. "Descobrimos que quando os cães querem um arranhão, eles usam até 14 gestos diferentes para convencer seus donos a fazê-lo."

Os pedidos dos cães foram agrupados em quatro categorias: "me dê comida ou bebida", "abra a porta", "traga meu brinquedo ou osso" e "faz carinho". Uma lista completa dos gestos e o provável significado pode ser encontrada no estudo, publicado na revista Animal Cognition. Eles incluem estender a mão com a pata, ficar de pé sobre as patas traseiras e rolar.

O sinal mais comum era o giro da cabeça ou a "alternância do olhar", quando o cão olha para você com a cabeça inclinada para o lado, registrado 381 vezes. Os pesquisadores dizem que este sinal foi usado para atingir todos os quatro objetivos do cão, concluindo que isso poderia significar que os cães são "potencialmente aptos a usar a comunicação referencial".

"Estender a pata" provavelmente significa um pedido de comida ou bebida, e rolar significava "faz carinho" 100% do tempo. Mas alguns gestos, como cutucar o nariz, eram mais ambíguos, podendo significar qualquer um dos quatro pedidos. O tempo que uma pessoa e um cão viveram juntos e quão bem socializados eles eram, também tiveram impacto em quantos gestos eles usaram. Após 30 mil anos juntos, cães e humanos aprenderam a entender um ao outro.

Fonte

Comentários (
0
)