Geral
50% dos animais da Terra desapareceram nos últimos 50 anos

As 8 bilhões de pessoas na Terra são apenas 0,01% da vida no planeta, mas já causaram um estrago enorme no ecossistema do planeta. De acordo com um estudo realizado por Ron Millo, do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel, os humanos exterminaram 83% dos mamíferos e 50% das plantas na Terra. O estudo é o primeiro a mapear esse tipo de dado sobre a relação dos humanos com outros seres vivos.

O estudo derruba algumas ideias sobre a vida na Terra: as bactérias, antes tidas como líderes entre as formas de vida, são apenas 13% dos seres no planeta. Já as plantas são 82%. Todo o restante das criaturas, de peixes, insetos a fungos e outros seres, são apenas 5% da vida na Terra. 86% dos seres vivos habita a terra, 13% habita o subsolo e o oceano concentra apenas 1% da vida na Terra.

De acordo com os cientistas, a mudança causada pelos humanos na Terra criou uma nova era: o Antropoceno. Desde o alvorecer da humanidade há 50 mil anos, desapareceram 83% dos mamíferos selvagens, 80% dos mamíferos marinhos, 50% das plantas e 15% dos peixes. Impressiona também o ritmo da destruição: 50% desses animais pereceram nos últimos 50 anos. Será que a humanidade vai destruir a si mesma?

Fonte

Tags: , , .

Comentários (
0
)